BrPharma
2889 palavras
12 páginas
BR PharmaA Brazil Pharma S.A., foi constituída em dez/09 com o intuito de ser uma das principais empresas no setor de varejo farmacêutico nacional, crescendo por meio de aquisições de redes menores com atuação regional e via crescimento orgânico. Foram adquiridas ao todo até maio/13: 13 redes de drogarias, uma rede de franquia de drogarias, uma distribuidora de medicamentos e participação em uma empresa fabricante de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos de marca própria. A companhia resultante é a terceira maior rede de drogarias do Brasil em número de lojas, com 1.160 pontos de venda, sendo 727 lojas próprias e 433 franquias em todo o território nacional.
A Companhia iniciou sua trajetória, adquirindo suas primeiras redes de drogarias na região Nordeste em maio/2010 — Rede Nordeste de Farmácias e Farmácia dos Pobres. Desde então, continuou adquirindo redes e pontos de vendas, em linha com sua estratégia de crescimento inorgânico.
Dentre as lojas próprias, a Companhia possui 128 lojas na região Norte (18% do total de lojas próprias) operando sob as bandeiras Big Benn e Rosário (esta última no Tocantins), 249 na região Nordeste (34%) sob as bandeiras Big Ben, Guararapes e Sant’ana, 137 na região Centro-Oeste (19%) sob a bandeira Rosário, e 213 na região Sul (29%), sob a bandeira Mais Econômica. A rede Farmais (franquias), presente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste esta concentrada, principalmente, na região Sudeste, sendo São Paulo o estado mais representativo, com 254 lojas.
Desempenho Operacional
Em 2012, a Companhia reportou receita líquida de R$2.686 milhões, um crescimento de 168% em relação ao ano anterior. Esse aumento é consequência principalmente do efeito das aquisições das redes Sant’ana e Big Benn, no 1T12, que adicionaram 249 novas lojas à rede. Analisando os números proforma, o crescimento do faturamento teria sido de 19%, explicado pela abertura líquida de 81 lojas no ano e por um crescimento total de vendas