Britagem utilizando o britador de mandíbulas de 1 eixo – tipo dodge
CLEBER PEREIRA DE MORAES
TRATAMENTO MINERAL
BRITAGEM UTILIZANDO O BRITADOR DE MANDÍBULAS DE 1 EIXO – TIPO DODGE
GOIÂNIA – GO
2012
BRITAGEM UTILIZANDO O BRITADOR DE MANDÍBULAS DE 1 EIXO – TIPO DODGE Na aula prática vimos como funciona o processo de britagem, levando em consideração o tamanho das partículas através do controle da granulometria, tendo em vista que o processo de tratamento de minério começa pela britagem é importante que esta etapa seja rigorosamente controlada para que não comprometa o restante do processo. Britagem pode definido como o conjunto de operações que tem como objetivo a fragmentação de grandes materiais, levando-se a granulometria compatíveis para utilização direta ou para posterior processamento.
MATERIAS UTILIZADOS EM LABORATÓRIO * Britador de Mandíbulas de 1 eixo – Dodge. * Peneiras, com 20 cm de diâmetro de 50,8; 38,1; 25,4; 19,1; 16,0; 12,5; 6,3; 3,35 mm. * Máscara, Luvas, protetor de ouvidos e óculos. * Bandejas metálicas, balança.
CARACTERÍSTICA DOS BRITADORES DE MANDÍBULA O britador utilizado na aula prática possui a entrada do Gape regulado para 106,6 mm, saída de 24,65 mm e o comprimento de 175 mm.
CARACTERÍSTICAS DO MINÉRIO BRITADO Mineralogia principal - varia na dependência da composição química ou da rocha pretérita; silico-aluminosa (pelítica): quartzo, muscovita, biotita, granada, cianita, sillimanita, cordierita, andaluzita, estaurolita, etc.; silico-magnesiana: clorita, talco, serpentina, tremolita, antofilita, etc., básica: clorita, actinolita, hornblenda, albita, etc.
* Variedades principais - pelítica, psamo-pelítica, básica, ultrabásica, carbonosas, etc.
* Composição Química - sílico-aluminosa (pelítica), silico-magnesiana (ultrabásica), básica, etc.
* Estrutura - xistosa
* Texturas - lepidoblástica,