CADEIRA DE METALURGIA 2014
2014
1. INTRODUÇÃO
1.1.
Historial
A Historia regista que 400 anos antes da era cristã os egipcios já recuperavam ouro a partir de depósitos aluvionares, usando processos gravíticos.
O primeiro texto que se constituiu em instrumento de registo de referência sobre os bens minerais, (
De Re Metalic ) foi publicado em 1556 por Agricola. Neste, já há registo de utilização do moinho tipo pilão movido a água, concentracção gravítica através de calha e concentracção em leito pulsante obtido com o auxilio de peneira em forma de cesta (um jigue primitivo).
A partir do século XVIII, com o inicio da revolução industrial, ocorreram inovações
mais
significantes na área de tratamento de minérios. Pela metade do século XIX, em 1864, o emprego do tratamento de minérios se limitava praticamente àqueles de ouro, cobre nativo e chumbo.
Os grandes desenvolvimentos na área de beneficiamento de minérios ocorreram no final do século
XIX e inicio do século passado, sendo a utilização industrial da flotação, na Austrália, em 1905, a inovação mais importante. Os avanços que se seguiram se orientaram, do ponto de vista tecnológico, mais produtivos ou eficientes (anos 40-70, á optimização de processos atravez de automação e computação (anos 70-90), e à racionalização do uso de energia nos anos 70. Apesar do grande esforço de pesquisa direccionada a melhor compreensão dos fenómenos actuantes nas operações de beneficiamento, houve relativamente pouco desenvolvimento tecnológico como consequência deste esforço. 1
Engº. Leandro Peres Alberto
Cadeira de Metalurgia
1.2.
2014
Fases da Mineração
1. PESQUISA MINERAL
Exploração ou Reconhecimento geológico
Prospecção Superficial
Avaliação
2. DESENVOLVIMENTO MINEIRO (preparação da jazida para a lavra)
Abertura de acessos
Remoção de capeamento
Captação de água
Energia
Preparação de Bota-fora de material etc.
3. LAVRA (aproveitamento econômico da jazida)
1. DESMONTE: esta operação pode ocorrer de