Brinquedoteca
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Por muitos anos acreditou se que brincar era um passatempo sem nenhum objetivo. Vários estudiosos e os pesquisadores comprovaram a importância do brincar no desenvolvimento infantil. É através das brincadeiras que a criança passa por uma experiência imaginária e reproduz situações reais, ampliando sua capacidade de criar, pensar, falar e agir.
Cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a educação infantil para o desenvolvimento da criança em todos os aspectos: intelectual, social, afetivo, coordenação motora, entre muitos outros de acordo com o conteúdo proposto e a forma desenvolvida pelo educador para com seus alunos em geral.
Seu êxito dependerá exclusivamente do professor/educador e como ele conseguirá conciliar a aprendizagem de forma lúdica através de diversas brincadeiras, buscando através de cada uma o desenvolvimento desejado, de acordo com a proposta pedagógica em questão. Para tanto é necessária uma formação de qualidade para o profissional da área, para que este possa desenvolver essas habilidades concretizando o foco principal da evolução e aprendizagem do aluno.
2 DESENVOLVIMENTO
A brinquedoteca é um espaço que virá estimular crianças e jovens a brincarem livremente pondo em prática sua criatividade e aprendendo a valorizar as atividades lúdicas. Estudos comprovaram que uma criança, jovem ou mesmo adulto tem mais facilidade de aprender através de brincadeiras lúdicas.
Negrine (1994) afirma que a primeira brinquedoteca foi fundada em Los Angeles, na Califórnia, em 1934, segundo outros autores, a Suíça foi o primeiro país em que surgiu a idéia de emprestar brinquedos.