brinquedoteca
O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo, qualitativa com o propósito de verificar a importância da brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagens. Considera-se a brinquedoteca no âmbito educacional como espaço voltado ás brincadeiras, com função lúdica não diretiva e não interventiva da ação docente, objetivando nesta, possibilitar inúmeras vivências e experiências para desenvolver as potencialidades do educando.
Uma Brinquedoteca pode ter diferentes finalidades no âmbito lúdico, como por exemplo: Brinquedotecas especializadas em atendimento a crianças da primeira infância, outras somente para empréstimos de brinquedos.
Podemos dizer que é uma oficina de criação lúdica, onde crianças e jovens experimentam, conhecem, exploram e manipulam diversos brinquedos, construindo assim seu próprio conhecimento, desenvolvendo autonomia, criatividade e liberando suas fantasias.
DESENVOLVIMENTO
A brincadeira é uma atividade voluntária e consciente, é uma forma de atividade social infantil onde a característica é a imaginação os e diversos significados da vida, favorece uma ocasião educativa única para a criança. Sendo assim, é através da brincadeira que a criança representa o discurso externo e o interioriza construindo o seu próprio pensamento, desenvolvendo assim suas potencialidades.
Neste sentido a brinquedoteca assume uma grande responsabilidade, pois é um espaço onde a criança passa a vivenciar situações do seu cotidiano e a criar e desenvolver sua própria personalidade, valores, ética e atitudes diante outras criança.
O espaço utilizado foi uma sala de aula ampla e arejada onde decoramos e dividiu-se em dois ambientes um com painel recheado de personagens infantis e conhecido por eles onde brincava, jogava e desenhava. Outro o cinema com carpete,