brinquedoteca
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 Considerações finais 8
REFERÊNCIAS............................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
A brincadeira é uma ação consciente através da qual a criança interage com o meio, possibilitando experiências únicas. Esta atividade proporciona o envolvimento com situações favoráveis à aquisição de regras, à expressão do seu imaginário, o desenvolvimento afetivo, motor, cognitivo, social, moral e ainda a aprendizagem de conceitos, desenvolvendo assim, todas as suas potencialidades.
Entretanto, “brincar com a criança não é perder tempo, é ganhá-lo...” (Carlos Drummond de Andrade), ou seja, os momentos de brincadeira são muito importantes e devem estar presentes no cotidiano das crianças, inclusive como um direito adquirido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que em seu artigo 16, estabelece o direito a “brincar, praticar esportes e divertir-se”.
Neste sentido, a brinquedoteca assume uma grande responsabilidade, pois é um espaço destinado para essas práticas, onde a criança passa a vivenciar o lúdico. E este trabalho tem por objetivo justamento ressaltar a importância deste cantinho (brinquedoteca) na construção da autonomia das crianças, enfatizando a necessidade do ato de brincar na infância. Por meio de uma entrevista com uma criança de 9 anos, percebe-se esta importância, associando aos conceitos pesquisados.
Portanto, o objetivo principal é analisar como a brinquedoteca pode ajudar no desenvolvimento da criança, sendo um suporte pedagógico, como um ambiente de socialização e convivência com regras e limites.
2 DESENVOLVIMENTO
O brincar traz muitos benefícios para as crianças, tais como: físicos (desenvolvimento das habilidades motoras e da expressão corporal); cognitivos (contribui para a desinibição,