Brinquedoteca
Curso: Pedagogia
Disciplina: Projeto Multidisciplinar II
Nome: Simony de Lima Farias
RA: 5208960223
Professora Tutora: Ana Paula Ferreira Guedes de Siqueira
BRINQUEDOTECA
Brasília, 17 de Outubro de 2012.
Brinquedoteca
A proposta da brinquedoteca na educação vem ao encontro de uma forma positiva de integração com o meio, destituindo-se o processo de ensino-aprendizagem de atividades mecânicas e desprovidas de significação.
A brinquedoteca abordada por Friedmann “é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico”. Por contar com recursos visuais, entre outros, quando o educando entra nesse espaço, este é sensibilizado pela expressividade com que é decorado e organizado. É um espaço encantador para todos que dele fazem parte, seja como profissionais brinquedistas ou como visitantes. A brinquedoteca estimula a criança a interagir com o meio ambiente e com outras crianças permitindo ao professor conhecer a sua realidade e, com isso, interagir em seu processo de desenvolvimento, diagnosticando ou prevenindo as dificuldades de aprendizagem.
Existem bibliotecas hospitalares, em universidades, circulantes, em clínicas psicológicas, para teste de brinquedos, em centros culturais, junto às bibliotecas etc.
A brinquedoteca foi criada para atender às necessidades das crianças que têm pouca ou nenhuma condição para brincar, aquelas que estão distantes dos direitos da infância, que só trabalham ou estudam e até para as que apenas assistem à televisão ou jogam videogame etc.
De acordo com Santos, a origem da brinquedoteca remonta à década de 1930, nos Estados Unidos, quando o dono de uma loja de brinquedos foi reclamar ao diretor de uma escola municipal que os seus alunos estariam roubando brinquedos. O diretor chegou à conclusão de que, se as crianças roubavam brinquedos, talvez estivessem sem