Brinquedos Eletr Nicos
Eletrônicos
Índice :
Panorama Histórico;
O que é brinquedo?;
Brinquedos Eletrônicos para o desenvolvimento infantil.(Aspectos positivo/negativos); Aspectos Ideológicos e psicológicos;
Aspecto Pedagógico;
Dinâmica;
Conclusão.
Panorama Histórico
A história do brinquedo é tão antiga quanto a história do homem, pois é, muitos brinquedos que existem hoje nasceram nas grandes civilizações antigas, e vários deles permaneceram inalterados ao longo do tempo.
Do Egito, herdamos o jogo-da-velha, boneca e as bolinhas de gude. Da China, o dominó, os cata-ventos e as pipas. Da Grécia e da Roma, vieram as pernas-de-pau e as marionetes.
O que é brinquedo?
As crianças ensinam que uma das maiores qualidades do brinquedo é a sua não seriedade. O brinquedo não é sério para as crianças porque permite a elas fazer fluir sua fantasia, sua imaginação.
Juntamente por não ser sério, ele se torna importante. É a nãoseriedade que dá seriedade ao brinquedo [...] No brinquedo, o empirismo dos significados óbvios e visíveis não é capaz de contentar as crianças. Elas querem sonhar, exercitar todos os sentidos com seus brinquedos e, junto a eles, explorar, sentir e conhecer o mundo. (OLIVEIRA, 1989 p. 8 e 9)
Não existe real separação entre brinquedo e brincar, mas é necessário entender que o brinquedo é para ser manipulado, experimentado, desmontado e montado de acordo com a vivência de cada criança.
Enquanto que o brinquedo virtual é criado por adultos que considera as regras e normas, ou seja, o que pode ou não ter regras e são estabelecidas a partir da compreensão do mundo do adulto. As crianças quando conseguem, recriam essas regras em consonância com seu entendimento e
Brinquedos Eletrônicos para o desenvolvimento infantil
A princípio, os prós:
1. Os brinquedos eletrônicos, por sua
maior complexidade, auxiliam o desenvolvimento das habilidades motoras, psíquicas e afetivas. Podemos citar como exemplo: a) Concentração;
b) Coordenação motora;
c) Lúdico;
d)