Brincando e amando
BRINCANDO E AMANDO- AFETIVIDADE E SOCIALIZAÇÃO DE FAMILIA COM CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS
Projeto de intervenção apresentado à disciplina de Estágio I – Iniciação ao Serviço Social – do Curso de Serviço Social – do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, como requisito parcial para avaliação.
Professor-Tutor Externo – Rosilene Teresinha Motther
Supervisor de Campo – Elisandra Hoffmann dos Reis
XANGRI-LÁ 2012
SUMÁRIO
1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 1
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2
3 OBJETIVOS 3
4 METODOLOGIA 4
REFERÊNCIAS 5
1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
A possibilidade encontrada pela família de prover seus membros, disponibilizando sustentabilidade e manutenção de seus vínculos, é o que determina a efetividade da mesma. Desse modo, quando a família percebe a incapacidade de realizar as atividades básicas de amparo, de socialização ou de outros serviços para seus membros, iniciam-se as situações de vulnerabilidade, afirma Petrini (2003).
Quando a família não consegue proporcionar as condições básicas para a garantia dos seus direitos, faz-se necessário à intervenção do Estado e da sociedade para fazer valer os direitos garantidos pelo Estatuto, tornando viável sua inclusão nos programas sociais de auxílio voltados à família. E para que se tenha bom resultado no desenvolvimento de projetos de atenção à família é fundamental a compreensão da dinâmica familiar e de suas várias composições por parte dos poderes públicos.
A PNAS instituiu, em 2004, a Proteção Social Básica de Assistência Social, destinada a famílias e seus membros em situação de vulnerabilidade social, com objetivos de prevenção das situações de risco e de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, tendo o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS como