Briefing
O briefing conterá informações específicas que irão orientar o desenvolvimento do trabalho e controlar as variáveis que diretamente estarão sendo utilizadas como limitadores determinantes.
Exemplo:
Variável "renda": servirá para dar limites ao orçamento disponível para aquisição dos móveis/reformas. Variável "idade": servirá para determinar estilo, personalidade do ambiente.
Variável "nacionalidade" : nacionalidade determina cultura e gosto cultural. Muitas vezes, se a família é portuguesa por exemplo, traços da cultura portuguesa podem ser explorados.
Em projetos, é importante pensarmos que temos um "problema" e para resolvermos esse problema precisamos de informações que possibilitem a análise do problema como um todo para buscarmos as soluções adequadas. Para alcançarmos essa etapa, são necessários estudos preliminares de conceituação, funcionabilidade, ergonomia, normatização e legislação vigentes, materiais, acessórios e viabilidade.
Perguntas que devem se fazer para a resolução do problema:
Para que? (Qual será a função/finalidade?)
Para quem? (Para adulto? Para criança? Para idosos? Para deficientes?)
Para onde? (Para qual ambiente? Quarto? Sala? Cozinha? Banheiro? Escritório? Hospital? Etc)
Como? (Resolução do problema/projeto)
Adequado? (Funciona? Resiste? Dura? É seguro?)
Importante em Design de interiores, é que o briefing não deve ser uma entrevista no estilo perguntas e respostas. É importante que se conheça o cliente de forma subjetiva a fim de se recolher informações adequadas sobre:
Idade, local onde mora, nacionalidade (algumas vezes, do cliente e de sua família), seu gosto pessoal, profissão, renda, hobbie.
Sobre seu esilo, se gosta de leitura, de filmes, de música, quais cores gosta, quanto tempo passará e o que fará nesse ambiente.
- Para escrever o texto sobre o perfil do cliente:
Nome do casal, profissão, renda, hobbie, estilo de cada um dos dois, cores que gostam.
- Para traçar o programa de necessidades (pode ser descrito