BrevehistóricodeRomaeGrécia
3953 palavras
16 páginas
Breve História daEducação no Ocidente
1.Estatuto Epistemológico da História da Educação
1.1 Conceito de "Ocidente"
2. História da Educação como "História Interna"
3. A Educação no Ocidente: Grécia e Roma (Idade Antiga)
3.1 A Grécia
3.2 Roma
4.Educação
Europeia
na
Idade
Média:
Cristianismo
4.1 A Fundação das Universidades
4.2 A Escolástica
5. Educação na Idade Moderna (introdução)
importância
do
►
Sem uma ideia de História não é possível compreender o presente e tentar perspectivar futuros. A História em geral, pode contribuir para estabelecer ligações entre Escola e Sociedade.
ESCOLA
►
SOCIEDADE
A História da Educação, ramo da História em sentido lato, deve igualmente contribuir para esta finalidade, indo mais longe no estudo da evolução da Educação, pois trata-se daquilo que designamos por "História Interna". Sendo a Educação um tema que remete para muitos outros, trata-se por isso de algo que deve ser estudado com rigor, evitando facilitismos no tratamento das questões educativas.
Grécia e Roma
►Da
Grécia herdámos o pensamento racional e o pensamento antropológico, com os Sofistas, Sócrates,
Platão
e
Aristóteles
que viveram entre os séculos V e
IV a.C.
►
►
Os Sofistas.
De certa forma os antepassados (em termos culturais) dos advogados e professores do ensino superior actuais. Andavam por diferentes localidades, dando aulas a troco de dinheiro.
São fundamentais na transição do pensamento helénico para as preocupações de ordem antropológica. O Homem começa a pensar sobre si mesmo. Os sofistas não constituem uma escola, nem uma linha de pensamento; ao invés, o que os une é a percepção do relativismo de valores que possibilita argumentações de tipo jurídico ou político. Os valores não são coisas, sendo, por isso diferentes de bens; a cada valor corresponde um contravalor ou valor negativo; por último os valores não são quantificáveis. Podemos dizer que valor é um conceito ao qual tendemos a dar a nossa adesão. A Justiça, a
Solidariedade ou a