Breve Resumo Da Biografia De Rene Descartes
René Descartes foi um filósofo, fisiologista e matemático francês, nascido em 31 de março de 1596, em La Haye, na província de Touraine.
Os trabalhos de Descartes em filosofia e ciência foram publicados em cinco livros: (O Mundo), uma tentativa de descrever o universo físico, outro livro foi “Discurso sobre o Método de Bem Conduzir sua Razão e Procurar a Verdade nas Ciências”, seu trabalho mais importante, foi um sumário de suas idéias filosóficas em ‘’Princípios da Filosofia’’ , cuja maior parte foi devotada à física, especialmente as leis do movimento, e As Paixões da Alma, sua mais importante contribuição à fisiologia e à psicologia.
O esteio da filosofia de Descartes pode ser resumida por sua famosa frase em latim: penso, logo existo. Ele foi o primeiro a levantar a doutrina do dualismo corpo/mente, a propor uma sede física para a mente, e a maneira como ela se interrelaciona com o corpo. Portanto, ele discutiu temas importantes para as neurociências, que vieram a dominar os quatro séculos seguintes, tais como a ação voluntária e involuntária, os reflexos, consciência, pensamento, emoções, e assim por diante.
Em 1649, a rainha Cristina da Suécia, então com 25 anos de idade, convidou Descartes para sua corte como seu professor particular. Depois que chegou, ele ficou sabendo que ela havia marcado o início das aulas para 5 horas da manhã. Infelizmente, Descartes não sobreviveu ao primeiro inverno em Estocolmo. Quatro meses depois de se mudar para a Suécia, ele morreu de pneumonia.
Descartes acreditava na doutrina do interacionismo, que o corpo e a mente realmente influenciava um ao outro, Aventurou que o ponto de interação entre os dois está no glândula pineal, uma pequena glândula endócrina situada na cabeça. Esta doutrina foi incorporada, em certa medida à expressão “doença psicossomática” que significa literalmente “doenças da mente e do corpo.” Para Descartes, há