Brasil Uma Hist Ria Inconveniente
Vanda Aparecida dos Santos
Essa é uma reflexão histórica sobre a colonização do Brasil, e o desenvolvimento da historia dos escravos e nações indígenas.
Com a chegada dos portugueses as praias, teve também a ajuda da Igreja Católica, na pessoa dos jesuítas.
Os jesuítas se preocupavam em levar aos indígenas que deveriam ser catequizados e ensinados costumes cristãos, indo totalmente contra a cultura dessa sociedade indígena, que tinham, seus costumes, suas crenças, foram impostos aos indígenas trabalhos escravos, formas de plantio em massa, indo contra os hábitos de sobre maneira livre dos indígenas que apenas precisavam captar da natureza e plantavam apenas o suficiente para a subsistência sem necessidade de estocar.
Com a difícil escravização indígena por diversos fatores como eles conhecerem bem o território possibilitando fugas, assim como muitas mortes por doenças trazidas pelo homem branco.
Iniciou-se o trafico negreiro para execução dos trabalhos nas colônias.
Essa introdução desses povos com nova cultura, novos modos e crenças possibilitou uma miscigenação dos novos povos a partir daí.
Essa forma de escravatura foi cruel e altamente letal começando pelo transporte dessas pessoas da África ate aqui no Brasil, exercendo milhares de mortos por fome, doenças, cansaço extremo chegando aqui, foram forcados a viver como subespécie sendo escravizados e forcados a trabalhos exaustivos e degradantes, sendo impostos castigos físicos e humilhantes em caso de desobediências, as mulheres forcadas a não terem direito nem a dignidade muitas vezes forcadas a prostituição.
Mas tem seu lado positivo, toda essa tragédia vergonhosa na historia do Brasil e a introdução também da cultura indígena e africana na nossa cultura, como herança temos a culinária, musica que era um dos poucos prazeres dos escravos, assim como a capoeira, que por muitos anos foi marginalizado por se tratar de uma luta e autodefesa, mais enfim uma herança para nossa