Brasil: um país de corruptos
É surpreendente o engajamento popular em analisar, ouvir opiniões – e formar as suas – em relação ao caso, louvável seria se esse mesmo empenho que todos mantêm em acusar os réus fosse exercido na época das eleições. Ao analisar melhor a postura dos candidatos evitaria esses processos.
A população se sente lesada, roubada, enganada ante a esses escândalos. Enquanto isso, furam as filas de bancos, estacionam seus carros nas vagas para cadeirantes, não devolvem o troco a mais do supermercado. O “jeitinho brasileiro” é famoso em todo o mundo, na primeira oportunidade de benefício próprio não hesita em fazê-lo, com os políticos, é de se esperar, não seria diferente. A corrupção é apenas mais uma prova de que o povo brasileiro não tem respeito pelo próximo e não se importa com o social.
A corrupção atrapalha o desenvolvimento da sociedade como um todo. Os acusados do escândalo não estão isentos de culpa, mas a sociedade se porta de forma hipócrita ao vê-los como os únicos culpados pela situação atual. Precisamos sair desse estado de acomodação e tentar fazer diferente em meio a uma sociedade estagnada e alienada. A primeira mudança tem que ocorrer em si mesmo, revendo alguns conceitos, logo assim, mudamos também a forma de pensar de quem convive em nosso meio e assim teremos um povo mais reconhecedor de seus direitos e deveres ante ao meio