Brasil no turismo
A imagem do Brasil no turismo é um fator de grande influência na escolha de destinos turísticos. A Organização Mundial do Turismo afirma que a imagem que existe na mente do consumidor sobre um destino ou um serviço completo, será decisiva para o processo de tomada de decisão, ainda que esta imagem não corresponda à realidade. (OMT, 1998, P.70 apud GÂNDARA,
2008, p.3)
A aquisição de imagens, neste caso difere-se da compra de algo tangível, pois não há a possibilidade de avaliação prévia de suas características. Sendo assim, a imagem mal divulgada de um país traz consequências sérias ao mesmo, estas podem ser, por exemplo, atrair pessoas interessados no turismo sexual, drogas e tráfico. Afastando assim outros perfis de visitantes mais desejados.
Diferentes processos de conhecimento, muito além de uma mera
‘impressão’ levam o indivíduo a assimilar esta imagem, como comentários de amigos, informações na internet, materiais promocionais do local, reportagens, livros e filmes.
Ou seja, a imagem de um lugar é formada por um processo cognitivo, que envolve a assimilação de informações verdadeiras ou não, difundidas pelos setores envolvidos com atividades turísticas, bem como de conceitos fornecidos pela produção cultural e pelos meios de comunicação, como filmes, canções ou reportagens. (BIGNAMI, 2005, p.23)
A imagem do Brasil, no exterior, está estereotipada, Sexo, Liberdade,
Exótico, Paraíso, Felicidade, Pobreza, Natureza, Mestiçagem, Trabalho, Rituais afro-brasileiros, Violência, Amazônia, estes são alguns dos itens sobre os quais os filmes estrangeiros, entre outras mídias, utilizam o Brasil como personagem.
Abordando esses temas quase sempre de uma maneira errônea, acabam caindo nos mesmos clichês que