Botucatu
É conhecida como "cidade dos bons ares", pelo excelente clima e ar que se respira, vindo da costa.
Botucatu possui dois níveis distintos de altitudes: de quinhentos a quatrocentos metros (500m a 400m) na baixada e novecentos a setecentos metros (900m a 700m) na região serrana. Este fato provoca diferenças de temperatura. Assim, a área mais elevada apresenta dois a três graus centígrados a menos do que a baixada, tendo uma temperatura média de dezenove graus centígrados.
Botucatu está localizada no estado de São Paulo a:
225 km de São Paulo (Capital)
88 km de Bauru
77 km de Avaré
61 km de Barra Bonita
55 km de Lençóis Paulista
79 km de Jaú
Clima
O clima do município é tropical de altitude, com invernos amenos e verões quentes. No inverno, dificilmente a temperatura chega a ficar abaixo de cinco graus centígrados.
Na maior parte do ano, principalmente à noite, sopra sobre o município, uma brisa vinda da Serra, mas enquadrar as condições climáticas do município de Botucatu não é tarefa fácil devido à heterogeneidade do seu relevo, pois parte do município localiza-se na depressão periférica e parte no Planalto Ocidental, originando assim um considerável gradiente de altitude.
Segundo dados da Universidade Estadual Paulista (UNESP), a temperatura mínima registrada em Botucatu foi de 0,2 ºC, ocorrida no dia 9 de julho de 1994. Já a máxima foi de 35,8 ºC, observada dia 12 de outubro de 2002. O maior acumulado de chuva registrado na cidade em 24 horas foi de 176,0 mm, em 30 de novembro de 1975.11
Vegetação
O município de Botucatu, com 1.483 km2 de área territorial, possui área de vegetação nativa 14.673 hectares (10% da área do município). No município de Botucatu ocorrem quatro tipos de formações florestais: