Bosnia
Na Bósnia a pecuária vem combinada com a agricultura. A república possui um importante rebanho de ovelhas mas a pecuária não é o foco da economia na Bósnia.
Mineração
Quase a metade da população trabalha na indústria manufatureira e na mineração. As minas fornecem carvão, minério de ferro e outros metais.
Indústrias
As indústrias principais são as do aço, do couro, de cigarros e de açúcar. Antes da guerra civil, a mineração e a indústria lideravam a economia, mas a maior parte das instalações industriais e extrativas foi destruída pelos bombardeios.
Exportações
Os produtos exportados para Bósnia são: metais, roupas e produtos de madeira. Esses produtos são exportados para: Eslovênia (18,1%), Croácia (16,4%), Itália (14,7%), Alemanha (13,8%), Áustria (12,2%). O resto da produção não é exportada.
Importações
Os produtos importados pela Bósnia são: máquinas e equipamentos, combustíveis e produtos alimentares. Esses produtos são importados da: Croácia (21,6%), Alemanha (13%), Eslovênia (12,9%), Itália (9,5%), Rússia (7,5%), Áustria (6,1%) e Hungria (4,7%).
Parceiros Comerciais
Os principais parceiros comerciais da Bósnia são: Eslovênia, Croácia, Itália, Alemanha, Áustria, Rússia e Hungria.
4. Forças Armadas
Curiosidades
Na Bósnia as forças armadas se dividem em Exército da República da Bósnia e Armada da Federação da Bósnia. O Exército da República da Bósnia e Herzegovina era uma força militar da República da Bósnia e Herzegovina estabelecida pelo Governo da Bósnia e Herzegovina, em 1992, em sequência da eclosão da Guerra da Bósnia. Após o fim da guerra, bem como a assinatura do Acordo de Paz de Dayton, em 1995, foi transformada no Exército da Federação da Bósnia e Herzegovina. A Armada da Federação da Bósnia e Herzegovina foi uma força militar da Herzegovina criada após a o Acordo de Paz de Dayton de 1995. Consistia de dois componentes, a Armada da República da Bósnia e Herzegovina e o Conselho de Defesa Croata