Bombas industriais
Para a correta seleção e instalação de uma bomba e para que se entenda e controle sua operação, bem como para sua manutenção e inspeção, é importante conhecermos vários conceitos ligados para todos os tipos de bombas.
1 - CONCEITOS BÁSICOS GERAIS
1 – Peso específico
É o peso por unidade de volume de uma substância qualquer. As unidades mais usadas são: kgf./m3 e lbf / ft 3 .
2 – Massa específica
É a massa por unidade de volume de uma substância qualquer. As unidades mais usadas são: kg/ m3 e lbf / ft 3 .
3 – Densidade
É a relação entre o peso específico de uma substância e o peso específico de outra substância tomada como padrão. A densidade, tendo em vista sua definição, é adimensional.
4 – Viscosidade
É a resistência imposta pelas camadas líquidas ao escoamento recíproco. Assim sendo, sempre que temos fluidos em movimento, o deslocamento recíproco das partículas acarreta um esforço de atrito. A viscosidade depende da natureza do fluido e pode ser de dois tipos:
- Viscosidade absoluta As unidades mais utilizadas são : lbf x seg/ft2 e centipoise (Cp)
- Viscosidade cinemática É a relação entre a viscosidade absoluta e a massa específica da substância. As unidades mais utilizadas são: Centistokes (Cs), Saybolt (SSU ou SSF), Redwwod (Red I ou Red II) e Engler (ºE)
5 – Pressão
É a relação entre uma força que está sendo aplicada em uma área e esta área.
P = F/A Onde: P = pressão F= força A = área
As unidades mais usadas são: kgf/cm2 ; atm e Lbf/in2 ( ou PSI)
Devido a grande utilidade no estudo de bombas, é importante mencionar que a determinação da pressão resultante de uma coluna de líquido é dada pela fórmula:
P = peso esp. do líquido x altura do líquido
6 – Vazão (ou descarga)
É uma determinada quantidade de fluido escoado através de uma seção considerada na unidade de tempo. Normalmente lidamos com dois tipos de vazão,