Bombas Hidráulicas
Para deslocar um fluido ou mantê-lo em escoamento é necessário adicionarmos energia, o equipamento capaz de fornecer essa energia ao escoamento do fluido é denominamos de Bomba.
Figura 1: Exemplo de bomba
Bombas hidráulicas são máquinas de fluxo, cuja função é fornecer energia para a água, a fim de recalcá-la (elevá-la), através da conversão de energia mecânica de seu rotor proveniente de um motor a combustão ou de um motor elétrico. Desta forma, as bombas hidráulicas são tidas como máquinas hidráulicas geradorasAs bombas são utilizadas, nos circuitos hidráulicos, para converter energia mecânica em hidráulica.
A ação mecânica cria um vácuo parcial na entrada da bomba, o que permite que a pressão atmosférica force o fluido do tanque, através da linha de sucção, a penetrar na bomba.
A bomba passará o fluido para a abertura de descarga, forçando-o através do sistema hidráulico.
As bombas são classificadas, basicamente, em dois tipos: - hidrodinâmicas (deslocamento não-positivo, fluxo continuo)
- hidrostáticas (deslocamento positivo, fluxo pulsante). Bombas hidrodinâmicas
São bombas de deslocamento não positivo, usadas para transferirem fluidos e cuja única resistência é criada pelo peso do fluido e pelo atrito.
Essas bombas raramente são usadas em sistemas hidráulicos, porque seu poder de deslocamento de fluido se reduz quando aumenta a resistência e também porque é possível bloquear-se completamente seu pórtico de saída em pleno regime de funcionamento da bomba.
Bombas hidrostáticas
São bombas de deslocamento positivo, que fornecem determinada quantidade de fluido a cada rotação ou ciclo.
Como nas bombas hidrostáticas a saída do o fluido independe da pressão, com exceção de perdas e vazamentos, praticamente todas as bombas e vazamentos, praticamente todas as bombas necessárias para transmitir força hidráulica em equipamento industrial, em maquinaria de construção e em aviação, são do tipo hidrostático.
As bombas hidrostáticas