Bombas hidráulicas
De
Hidro Hidráulica
E Hidropneumática
Nome: Raquel Silva Pacheco de Oliveira
Turma: Peg1
Bombas Hidrodinâmicas
São bombas de deslocamento não positivo, usadas para transferir fluídos e cuja única resistência é a criada pelo peso do fluído e pelo atrito. Essas bombas raramente são bombas usadas em sistemas hidráulicos, porque seu poder de deslocamento do fluído se reduz quando aumenta a resistência e também porque é possível bloquear-se completamente seu pórtico de saída em pleno regime de funcionamento da bomba.
Bombas Hidrostáticas
São bombas de deslocamento positivo, que fornecem determinada quantidade de fluído a cada rotação ou ciclo. Como nas bombas hidrostáticas a saída do fluído independe da pressão, com exceção de perdas e vazamentos, praticamente todas as bombas necessárias para transmitir força hidráulica em equipamento industrial, em maquinaria de construção e em aviação são do tipo hidrostático. As bombas hidrostáticas produzem fluxos de forma pulsativa, porém sem variação de pressão no sistema.
Bombas de Pistões Axiais
Neste tipo de bomba, o eixo motor possui dois excêntricos C defasado de 1800 que movimentam cada qual, um tambor contendo um êmbolo A que se desloca num pino rotativo P articulado (figura). Ao girar o tambor, o êmbolo oscila ora subindo, ora baixando, funcionando desta forma como uma válvula de controle do produto que esteja sendo transportado, da boca de aspiração até a boca de recalque da bomba.
Bombas Peristálticas
Um elemento tubular maleável e fixo é pressionado por roletes dispostos em volta de um rotor em movimento circular. Os roletes em movimento pressionam e fecham o elemento tubular, provocando assim o vácuo necessário para deslocar o fluído. Depois da passagem do rolete, o tubo retorna ao seu diâmetro original devido à memória mecânica do material com o qual o elemento tubular é fabricado. O bombeamento através do sistema peristáltico não provoca o