bombas hidraulicas
Trata-se de uma forte trepidação que acomete o sistema hidráulico sempre que uma saída é fechada. O motivo é simples: quando uma saída é aberta, a água corre pela tubulação e sai do sistema. Assim que se fecha a saída e o fluxo é interrompido, a água tende a refluir para dentro dos tubos. Quando esse refluxo é muito violento, ocorre o golpe de aríete ¬ quase sempre com as válvulas de descarga, que trabalham com tubos largos e pressões elevadas. Com o tempo, isso pode até provocar rachaduras e vazamentos. Este é um fenômeno muito perigoso, já que a sobrepressão gerada pode chegar a 60 e 100 vezes a pressão normal da tubulação, ocasionando vários danos que podem chegar até a rompimentos.
• NPSH A sigla NPSH, vem da expressão Net Positive Suction Head, a qual sua tradução literal para o Português não expressa clara e tecnicamente o que significa na prática. No entanto, é de vital importância para fabricantes e usuários de bombas o conhecimento do comportamento desta variável, para que a bomba tenha um desempenho satisfatório, principalmente em sistemas onde coexistam as duas situações Bomba trabalhando no inicio da faixa, com baixa pressão e alta vazão E a existência de altura negativa de sucção. Quanto maior for à vazão da bomba e a altura de sucção negativa, maior será a possibilidade da bomba cavitar em função do NPSH. Em termos técnicos, o NPSH define-se como a altura total de sucção referida a pressão atmosférica local existente no centro da conexão de sucção, menos a pressão de vapor do líquido.
NPSH = (Ho - h - hs - R) - Hv
Onde:
Ho = Pressão atmosférica local. h = Altura de sucção, em metros. hs = Perdas de carga no escoamento pela tubulação de sucção.
R = Perdas de carga no escoamento interno da bomba.
Hv = Pressão de vapor do fluído escoado, em metros.
Para que o NPSH proporcione uma sucção satisfatória à bomba, é necessário que a pressão em qualquer ponto da linha nunca venha reduzir-se à pressão de vapor do