bombas hidraulicas
De uma forma muito simples, poderíamos dizer que é um equipamento hidráulico que tem como finalidade principal deslocar um líquido de um ponto a outro, quando esse não pode ser realizado de forma natural.
De uma forma técnica, poderíamos dizer que são máquinas geratrizes que recebem trabalho mecânico, geralmente fornecido por uma máquina motriz (motor) e o transformam em energia hidráulica, comunicando ao líquido um acréscimo de energia sob a forma de energia potencial de pressão e cinética.
Tipos de bombas :
As bombas se classificam em:
- bombas de deslocamento positivo ou volumétrica
- turbo bombas
- bombas especiais
Classificação das bombas de deslocamento positivo :
Bombas alternativas:
Pistão ou embolo: simples/duplo efeito
Diafragma : simples/duplo efeito
Bomba hélico-centrífuga:
o líquido penetra no rotor axial mente, atinge as pás cujo bordo de entrada é curvo e inclinado em relação ao eixo, segue uma trajetória que é uma curva reversa, pois as pás são de dupla curvatura e atinge o bordo de saída, que é paralelo ao eixo. O líquido saí do rotor segundo um plano perpendicular.
Bomba helicoidal ou semi – axial:
o líquido atinge o bordo das pás que é curvo e bastante inclinado em relação ao eixo, a trajetória do líquido é uma hélice cônica, reversa e as pás são superfícies de dupla curvatura. São bombas de grandes descargas e média altura de elevação.
Bomba axial ou propulsora:
A trajetória do líquido devido a configuração das pás do rotor, começam paralelo ao eixo da bomba e se transformam em hélices cilíndricas. Pela forma de impulsionar o líquido, não são propriamente bombas centrífugas. São bombas que trabalham com grandes descargas e altura de elvação de até 40 m.
Bomba volumétrica ou de deslocamento positivo :
Ao contrário das bombas centrífugas, a energia é transferida diretamente ao líquido, onde através