Bombas hidraulicas
Com o passar dos anos a hidráulica vem se destacando e ganhando espaço como um meio de transmissão de energia nos mais variados segmentos do mercado. Com essa visão, iremos estudar ao longo deste trabalho acadêmico um importante equipamento utilizado na hidráulica, a bomba hidráulica. Este trabalho apresentará definições a cerca de bombas hidráulica, explicando seu funcionamento, suas principais aplicações, a classificação dessas bombas e os principais tipos, bem como o funcionamento dos tipos de bombas hidráulicas.
BOMBA HIDRAULICA
1 Definição: Para que um fluido possa ser deslocado ou mantido em escoamento precisamos fornecer energia a ele. Um equipamento capaz de fornecer tal energia é a bomba hidráulica. São máquinas que recebem energia mecânica de um motor ou turbina, e transformam parte desta força em movimento e força, cedendo estas duas energias ao fluído bombeado, de forma a escoar o fluido de um ponto a outro ou fazê-lo circular em um circuito. A partir dessa definição, podemos concluir que o uso desse tipo de bomba é necessário quando precisamos aumentar a pressão e/ou a velocidade de trabalho de um fluido em um sistema. O funcionamento geral de uma bomba hidráulica é simples, a ação da turbina ou do motor cria um vácuo parcial na entrada da bomba, isso faz com que a pressão atmosférica force o fluido do recipiente a penetrar na bomba. Assim, a bomba forçará o fluido através do sistema hidráulico.
Existem três partes fundamentais na bomba:
Corpo ou carcaça, que envolve o rotor, acondiciona o fluído, e direciona o mesmo para a tubulação de recalque; O rotor, que é um disco provido de palhetas que impulsionam o fluído; E o eixo de acionamento, que transmite a força motriz ao qual está acoplado o rotor, causando o movimento rotativo do mesmo.
2 Classificação de bombas hidráulicas: As bombas hidráulicas podem trabalhar com vários tipos de vazões, alturas de elevação, tipos de fluido e outras características de