Bombas Hidr Ulicas
9.1. Introdução
Bombas são Máquinas Hidráulicas geratrizes ou operatrizes cuja finalidade é realizar o deslocamento de um líquido por escoamento. Elas transformam o trabalho mecânico que recebe para seu funcionamento em energia, que é comunicada ao líquido sob as formas de energia de pressão e cinética.
9.2. Classificação
As bombas podem ser classificadas pela sua aplicação ou pela forma com que a energia é cedida ao fluido. O quadro a seguir mostra resumidamente a classificação dos principais tipos de bombas. Posteriormente serão apresentadas subclassificações dentro de cada tipo específico de bomba.
Centrifugas
Dinâmicas
Puras ( Radiais)
Fluxo Misto
ou turbobombas
Tipo Francis
Fluxo Axial
Pistão
Alternativas Embolo
Volumé tricas
Diafragma
ou deslocamento
Engrenagens
positivo
Lóbulos
Rotativas
Parafuso
Palhetas Desliz.
Especiais
9.3. Tipos de Bombas
9.3.1. Turbobombas ou Bombas Dinâmicas
São caracterizadas por possuírem um órgão rotatório dotado de pás (rotor) que exerce sobre o líquido forças que resultam da aceleração que lhe imprime. A finalidade do rotor (impelidor ou impulsor) é comunicar à massa líquida aceleração, para que adquira energia cinética e se realize assim a transformação da energia mecânica de que é dotado. Ele pode ser:
- aberto (figura 9.1): quando não existe esta coroa circular inferior.
Figura 9.1 - Impelidor aberto
- fechado (figura 9.2): quando, além do disco onde se fixam as pás, existe uma coroa circular também presa às pás;
Figura 9.2 - Impelidor fechado
- simples sucção(figura 9.3).
Figura 9.3 - Impelidor de simples sucção
- dupla sucção(figura 9.4).
Figura 9.4 - Impelidor de dupla sucção
Outro elemento constituinte das turbobombas é o difusor (recuperador), no qual é feita a transformação da maior parte da elevada energia cinética com que o líquido sai do rotor, em energia de pressão. Em geral, tem seção transversal gradativamente