Gestao Tributaria At1
Atividade 1 Gestão Tributária
1. Quais foram os tributos e que aspectos específicos de cada um deles foram utilizados para a adoção das medidas mencionadas na primeira parte da notícia?
Os dois tributos citados na matéria fora IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Inter-Vivos), a Prefeitura de São Paulo que reduz o aumento do de 20% para 10% para os imóveis residenciais. Os imóveis comerciais tiveram o valor do reajuste do IPTU reduzido de 35% para 15%. Em compensação para não haver perdas a gestão Haddad aprovou também um aumento de 50% no ITBI, no cuja taxa passará de 2% para 3%. Nos cálculos da prefeitura, esse reajuste, que incidirá sobre as negociações de compra e venda de imóvel, tem potencial para render R$ 700 milhões aos cofres municipais.
2. Como a adoção de parcelamentos mencionada na segunda parte da notícia pode afetar o orçamento municipal?
Segundo decreto no Diário Oficial da Cidade, pessoas físicas e jurídicas poderão dividir o pagamento de tributos atrasados, como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre Serviços (ISS), em um período de até 120 meses. Os dois impostos somam um total de 95% dos débitos atuais da população.Com a aprovação do Programa de Parcelamento Incentivado (PPI), o governo oferece descontos de até 85% dos juros da dívida e de 75% da multa caso o pagamento seja feito em uma parcela única.Para os pagamentos parcelados, a redução dos tributos pode chegar a 60% e 50% da multa que o consumidor pagaria para a prefeitura por causa dos atrasos.Ainda não há estimativas de quanto Haddad pode conseguir arrecadar com o programa. Pessoas jurídicas ou físicas que queiram se inscrever no programa podem entrar no site da prefeitura.
3. Como a concessão de um benefício como a tarifa zero para estudantes no sistema de transporte pode afetar a gestão tributária municipal?
Você tem diferentes escalas de cidade. Em alguns casos, com o que já existe