bolsa de valores
Uma ação é a menor parte do capital de uma empresa, é um pequeno pedaço dela. Uma pessoa que compra uma ação passa a ser uma pequena sócia da empresa.
Como investir em ações?
As ações são negociadas nas Bolsas de Valores. No Brasil, a compra e venda de ações acontece na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Essas negociações são feitas por meio das corretoras habilitas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A lista das corretoras credenciadas pode ser encontrada nos sites da CVM e da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), no item Corretoras. Para começar a comprar e vender ações, é necessário fazer um cadastro na corretora Assim, a corretora abre uma conta desse investidor na Bovespa. Cada instituição determina qual a quantia mínima para a abertura da conta.
Taxa de emolumentos - à Bovespa e calculada - valor que envolve a compra ou venda de ações.
02) As negociações relacionadas com Bolsas de Valores se originaram na Idade Média, mas as operações eram feitas com metais preciosos, moedas e letras de câmbio Algumas teorias históricas apontam o nascimento da dinâmica da Bolsa de Valores no Fórum da Roma Antiga, situada próxima ao Templo de Castor, a compra e venda de títulos. Outras teorias apontam para a Grécia Antiga, onde as negociações eram feitas em suas principais praças. Na Bélgica, mais especificamente na cidade de Burges, existia uma família de banqueiros, os Van der Burse, que reuniam em sua casa alguns comerciantes, a fim de realizar trocas pertinentes a seus negócios. Daí surgiram teorias com relação ao nome dado ao lugar onde se realizam esses tipos de negócios, do sobrenome do anfitrião dessas reuniões. Algumas movimentações em prol desse tipo de negociação foram feitas antes, no séc. XI, como por exemplo em 1141, com a Bourse de Paris, na França, instituída por Luis VII. Somente no séc. XVIII é que esse tipo de negociação foi se desenvolvendo e ganhando importância econômica,