Bolsa de valores
Trata-se do mercado organizado, onde são negociadas as ações das empresas de capital aberto, sejam elas públicas ou privadas. As bolsas de valores são também os centros de negociação de valores mobiliários, que utilizam esses sistemas eletrônicos de negociação para efetuar compras e vendas desses valores.
As bolsas de valores tem a obrigação de repassar para os seus investidores todas as informações sobre seus negócios diários, comunicados relevantes de empresas abertas, dados de mercado, e tudo o mais que contribua para a transparência das operações. A bolsa deve preservar elevados padrões éticos de negociação, divulgando - com rapidez, amplitude e detalhes - as operações executadas. No Brasil, atualmente, são organizadas sob a forma de Sociedade por Ações (S/A), reguladas e fiscalizadas constantemente pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A principal função de uma bolsa de valores é proporcionar um ambiente transparente e líquido, adequado à realização de negócios com valores mobiliários. Somente através das corretoras, os investidores têm acesso aos sistemas de negociação para efetuarem suas transações de compra e venda desses valores.
Benefícios da Bolsa de Valores
* Fornecem um excelente ambiente para que as empresas possam levantar capital para investir na expansão de suas atividades através da venda de ações. * Ao investir poupanças nas ações das companhias abertas, mobiliza a economia e a redireciona para promover atividades que geram novos negócios, beneficiando vários setores, tais como, agricultura, comércio e indústria, resultando num crescimento econômico mais forte e no aumento do nível de produtividade. * Para uma empresa de capital aberto, adquirir ou fundir-se à outra, é uma excelente oportunidade de expansão da linha de produtos, aumento dos canais de distribuição, etc. E as bolsas vão servir como o canal utilizado para aumentar os ativos e seu valor de mercado através da oferta de compra de ações