Boi de Mamão
Na busca de resgatar e manter viva a tradição cultural de nossa região, tendo como ponto de partida a valorização da expressão folclórica açoriana, com o desafio de introduzir e estimular crianças a incorporarem o interesse pela cultura.
Com isso no ano de 2010 em um projeto da Escola Reunida Maria Gasino de Borba, nasceu a ideia do Boi de Mamão, que contou com a participação dos pais dos alunos. No ano seguinte 2011, surgiu a idéia, por que de não fazermos com os nossos alunos. Ai então começamos a trabalhar junto com os alunos, onde em 2012, nasceu o Boi de Mamão
Mirim de São João do Itaperiú.
E em 2013 com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura o Boi de Mamão vem fazendo apresentações por toda a região. Atualmente conta com o envolvimento de 48 integrantes entre alunos e professores, vem aqui apresentado hoje pelos alunos de 2º a 5º ano com idade de 7 a 10 anos das series iniciais.
Hoje vem aqui apresentando a tocada do boi e a dança de um auto em tom cômico, mas com um elemento central dramático: a morte e a ressurreição do boi.
Figurantes
O boi-de-mamão inerentemente usa voluntários para protagonizarem o festejo, sendo que estes são postos sob as fantasias, que são feitas por uma armação de metal ou madeira e por pano. Entre as figuras que aparecem no boi-de-mamão estão: o boi, o proprietário do boi, a bernunça e seu filhote, a maricota, o vovô, o doutor, a benzedeira, o cavalinho, e a cabra.