Body Shop Case
A loja The Body Shop ,tem um diferencial de todas as outras lojas,fundada em 26 de março de 1976 em Brighton (Inglaterra) por Anita Roddick loja de cosmético naturais. Sua primeira franquia foi em um quiosque em Bruxelas,a Body Shop trata-se de uma loja com um grande potencial ambiental que criou um vinculo com as marcas famosas e bem sucedidas trazendo consigo o planeta verde da consciência. Segundo a Body eles acreditam que com uma prática de ambientalismo eles poderiam fazer com que seus produtos fossem feitos com uma ótima qualidade e sem testes em animais,e sem agressões ao meio ambiente Em 1985 a Body shop torna-se a patrocinadora do Greenpeace (Organização não governamental,sem fins lucrativos).Depois de um ano a Body shop cria um departamento de projetos ambientais. Junto com o Greenpeace e marcas bem sucedidas a Body desenvolveu vários projetos ambientalistas e instituições de caridade,com parceiras como a UNICEF.
Sua história tem grande impacto ecológico dando exemplo de que uma empresa ou uma rede de lojas podem vender seus produtos sem poluírem nosso planeta terra. Hoje existem 1.900 estabelecimentos em 50 países diferentes.
Política ambiental
Como você acha Que a Política ambiental da Body Shop relaciona-se com a estratégia geral da empresa?
Desde o início da empresa, sua fundadora Anita Roddick, não possuía o interesse de um empresário convencional, o qual procura apenas crescer e aumentar os lucros. “Quando eu e Gordon começamos, nós não queríamos ter um grande negócio. Nós nem gostávamos de negócios. Éramos ativistas contra a Guerra do Vietnã. Abrimos a companhia para fazer bons produtos, mas os lucros deveriam ir para as coisas que realmente nos importavam.”
Com as palavras dela é possível imaginar que o objetivo da Body Shop sempre foi ser uma empresa utilizada como instrumento de mudança social e ambiental. Onde seus investimentos sempre trouxeram uma melhoria social, e que essa, chamasse a