BMW Vermelho
maria luzinete alves da silva
BMW VERMELHA
Tauá
2013
Maria luzinete alves dasilva
BMW VERMELHA
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Ciência e Economia Política, Oficina de Formação: Questão Social, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III.
Prof. Paulo Aragão, Sergio de Góes Barboza, Maria Angela Santini, Rodrigo Trigueiro.
Tauá
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------------------------------- 04
DESEMVOLVIMENTO-------------------------------------------------------------------------05
CONSEDERAÇÕES FINAIS---------------------------------------------------------------- 08
BIBLIOGRAFIA--------------------------------------------------------------------------------- 09
1. INTRODUÇÃO
Podemos observar através do vídeo BMW Vermelha uma gama de refrações da questão social, ou seja, desemprego, moradia precária, falta de estrutura do bairro (escola, posto de saúde) tendo os personagens e seus vizinhos que se refugiar da chuva dentro do carro, família extensa, e mulher como chefe de família.
Percebemos a falta de instrução das pessoas que moram naquela humilde comunidade, através das reações expressadas pelos personagens do filme. Seu Odilon nem tinha noção do que era um BMW, e a esposa feliz dizia que era pobre, mas agora motorizada, e dos moradores que por sua vez contribuíam com moedas para comprar combustível para apenas ouvir o barulho do motor. O vislumbre que aquele carro proporcionou aquela população é o retrato da realidade de brasileiros que com baixos salários numa sociedade capitalista de tamanha desigualdade social, apenas sonham em consumir bens, restando aos mesmos à realização em contemplar os bens por eles produzidos.
O tema escolhido para nossa análise será a mulher como chefe de família, pois, observamos no