bmbk
RELATÓRIO DE TERRITORIALIZAÇÃO
Acadêmicos: Lorena Ordalia Rodrigues Lopes Nathalia Aparecida terra Salles Bianca Barbosa Silva Luis Paulo Anna Caroline Souza
Receptora: Cynthia Daniella Barbosa
Montes Claros, 19 de Novembro de 2014 Introdução = O sus foi criado com a Constituição Federal de outubro de 1988 no intuito de promover a igualdade de direitos, eliminado um antigo sistema de saúde seletivo excludente. Como resultado de todo um processo ocorrido entre os anos 70 e 80 cria o sistema único de saúde(SUS) e determina, em seu artigo 196 que “A saúde e direito de todos e dever do estado”.
A saúde da família é a estratégia definida pelo Ministério de Saúde para oferecer uma atenção básica mais resolutiva. É um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde.
Territorialização é um produto e meio para descentralização das ações de saúde- aproximar e adequar ações e recursos das necessidades e do perfil epidemiológico das diferentes regiões. Através do mapeamento das áreas de abrangência da saúde da família, fornecerão informações sobre a área, os quais em posse desse conhecimento irão elaborar o plano de estratégia de saúde da família.
Objetivo= Estabelecer as áreas de responsabilidade das equipes de saúde para que possam fazer o planejamento: diagnostico,