Bloqueio de criatividade
Antes de você conseguir eliminar um bloqueio criativo, você precisa estar consciente do porque isto pode estar acontecendo. Eis alguns motivos que eu encontrei:
Stress
Saúde
Preocupações financeiras
Ocupação com atividades não relacionadas ao trabalho
Falta de conhecimento de um assunto, ou preocupação que você não saiba o suficiente
Não saber exatamente o que você quer dizer
Sem direção: sem planos para um trabalho específico.
5 maneiras para quebrar bloqueios criativos
A maioria das sugestões abaixo foram escritos para escritores freelancers, mesmo assim alguns podem ser aplicados a outros tipos de freelancing.
1. Brainstorming
Brainstorming é um mapa mental.
Liste o maior número de razões pelas quais você pode estar tendo um bloqueio mental. Não se auto-censure, não e se preocupe em categorizá-los mais tarde. Quando você acha que listou todas as razões, junte as idéias por qualquer hierarquia lógica que você achar.
Você também pode fazer um brainstorm sobre o que você sabe sobre o tópico X se achar que não sabe muito sobre o assunto que você está tratando.
2. Procure por inspiração
Todos temos nossos designers favoritos. Observe os trabalhos destes designers, inspire-se. Veja imagens, visite websites, etc. Encontre o que é importante para seu freelancing. Não fique com medo de fazer “cross-overs” também: leia alguns textos que podem inspirá-lo e não se limite apenas ao design.
Se quiser ficar por dentro de mais inspirações, recomendo sempre seguir o Twitter do Design Blog ou virar fã do Design Blog no Facebook – sempre tentamos postar coisas que possam inspirar você!
3. Leia artigos sobre tópicos específicos
Leia artigos sobre o que você esteja tentando escrever / desenhar. Observe diagramas, imagens, websites relevantes.
Anote suas idéias e pensamentos sobre um determinado em um papel ou no bloco de notas do seu computador. Escreva o que você acha que deveria ser mais explorado ou que nem