Blocos econômicos
ALUNO:
Turma: 3° - C
Turno: matutino
Blocos econômicos
INTRODUÇÃO
Neste trabalho falarei sobre os blocos econômicos, estarei fazendo um breve resumo sobre o que são os blocos econômicos e como surgiu, para depois citar os blocos econômicos: União Européia, Mercosul, Apec, Asean, Nafta e Sadc e os países que compõe cada um destes blocos e finalidade destes blocos econômicos.
Blocos econômicos
Blocos econômicos e uma parceria entre países com a finalidade de facilitar o comércio entre eles, onde barreiras ao comercio são reduzidas, eliminadas ou a redução e isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias entre os países participantes.
Com a economia globalizada isto influência a estar incluído em um bloco econômico.
Após a segunda Guerra Mundial os países começaram a se unir e um dos primeiros blocos econômicos da historia foi a União Européia em 1834.
UNIÃO EUROPEIA
A União Européia foi oficializada no ano de 1992, através do Tratado de Maastricht. Este bloco é formado pelos seguintes países: Alemanha, França, Reino Unido, Irlanda, Holanda (Países Baixos), Bélgica, Dinamarca, Itália, Espanha, Portugal, Luxemburgo, Grécia, Áustria, Finlândia e Suécia.
Este bloco possui uma moeda única que é o EURO, um sistema financeiro e bancário comum. Os cidadãos dos países membros são também cidadãos da União Européia e, portanto, podem circular e estabelecer residência livremente pelos países da União Européia.
A União Européia também possui políticas trabalhistas, de defesa, de combate ao crime e de imigração em comum, possui os seguintes órgãos: Comissão Européia, Parlamento Europeu e Conselho de Ministros.
MERCOSUL
Criado em 1991 com o Tratado de Assunção, é o maior bloco econômico da América do Sul. Composto pelo Brasil, Argentina,Uruguai, Venezuela e Paraguai. A zona de livre comércio entre os países foi formada em 1995. Futuramente, estuda-se a entrada de novos membros, como o Chile e a Bolívia. O