Blocos Economicos
O que são os “Blocos Econômicos” Um bloco econômico é uma união de países que tem como principal objetivo otimizar o comércio entre eles com uma maior integração econômica e, em casos, integração social. Beneficiando as nações com um crescimento mutuo.
Tipos de blocos
Zona de livre comércio Determinação de uma área de livre comércio, que significa que produtos produzidos por um país podem entrar em países que têm esse acordo de livre comércio com ele, isento de taxas e burocracias tradicionais de uma importação normal.
União aduaneira De interesses mais amplos, a união aduaneira apresenta a implementação de condutas de comercio, além de regras para comércios com países que não fazem parte dessa união.
Mercado comum Implica numa integração maior entre as economias e regras de comércio interno e externo, além de englobar a passagem de mercadorias, pessoas e capital entre esses países de forma livre.
União econômica e monetária Mercado comunitário, mas com o diferencial de ter uma moeda comum em circulação nos países que compõem esse grupo.
Os principais blocos econômicos
ALCA
O Acordo de Livre Comércio das Américas surge em 1994 com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos (exceto Cuba). O prazo mínimo para a sua formação é de 7 anos, quando poderá transformar-se em um dos maiores blocos comerciais do mundo. PIB total de 12,5 trilhões de dólares (maior que o da União Europeia – U.E.). Sua formação seria a expansão do MERCOSUL e a NAFTA ao restante das Américas. APEC
Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico, foi criada no ano de 1989 na Austrália, como um fórum de conversação entre os países membros da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) e seis parceiros econômicos da região do Pacífico, como EUA e Japão. Porém, apenas no ano de 1994 adquiriu