Bloco econômicos do sul
UNIR CAMPUS CACOAL
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTABEIS
DAVID JOAO CARDOSO
DÉBORA LIERI HIPÓLITO DE SOUZA
JAIR MENDES TAMAROSSI
JOAO PASSOS PEREIRA
MITCHELL BARBOSA DA SILVA
BLOCOS ECONÔMICOS: MERCOSUL
CACOAL/RO
2011
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
UNIR CAMPUS CACOAL
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTABEIS
DAVID JOAO
DEBORA LIERI HIPOLITO DE SOUZA
JAIR MENDES TAMAROSSI
JOAO PASSOS
MITCHELL BARBOSA DA SILVA
BLOCOS ECONÔMICOS: MERCOSUL
Trabalho acadêmico apresentado a fundação universidade federal de Rondônia. UNIR campus Cacoal, Departamento de ciências contábeis, na disciplina de Cenários econômicos para obtenção parcial de nota.
Profª. Dra: Maria Bernadete Junkes
CACOAL/RO
2011
Resumo: O MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) é a forma de inserir-se no mundo com soberania, com liberdade e competitividade. É a resposta positiva da America do sul aos desafios do mundo de hoje. Quando se fala sobre Ceca que, com o tempo, se transformou em união européia, vimos que os países membros substituíram a rivalidade histórica por uma fusão de interesses. Com o MERCOSUL aconteceu o mesmo. No passado, ocorreu à guerra contra Rosas, guerra conta a Aguirre e a guerra do Paraguai. A história conta que D. Pedro II mandou seus engenheiros usar uma bitola mais estreita nos trilhos das ferrovias gauchas. Assim, caso estourasse nova guerra, os argentinos ficariam impedidos de invadir o território brasileiro com suas locomotivas. Com a criação do MERCOSUL também substituíram rivalidades históricas por fusão de interesse e quebraram a cortina de prata(denominação dada pela imprensa).
MERCOSUL
Criação do MERCOSUL – Tratado de Assunção
O sonho de se ter uma America Latina unida vem desde o tempo de Bolívar. Este, em 1824, convocou as nações ibero-americanas para o congresso de Paraná, e defendia a