Blaladlad

337 palavras 2 páginas
Resenha Descritiva
Drummond foi conhecido como “o poeta da pedra” logo após a publicação de “No meio do caminho”, o apelido pejorativo foi dado, pois os seus poemas eram um tanto duros, frios ou até insensíveis. A Rosa do Povo veio com poemas impactantes, onde traziam toda a dor e a tristeza daquele tempo, um tanto frios, mas com sentimentos vividos naquela época.
Seriam poemas diferentes dos que Drummond costumava fazer, com uma análise social e existencial, Drummond mostrava conseguir captar as dores, a tristeza, a agonia das pessoas naquele tempo, sentimentos muito bem representados no poema mais impactante que ele pode escrever, “A Flor e a Náusea” dito um dos melhores poemas de Carlos Drummond de Andrade.
Trazia neste poema uma esperança a tanta brutalidade causada pelos regimes fascista e nazista, uma esperança do povo, a flor representava esta esperança, uma flor em meio a tanta destruição.

Contexto Histórico
A rosa do povo foi escrita por Carlos Drummond durante a Segunda Guerra Mundial, onde Hitlher (nazista) e Mussolini (fascista) provocavam atrocidades contra o povo, como chacinas, o livro foi escrito no período em que a União Soviética de forma heróica derrotava o poder nazista no leste europeu. Drummond traz versos esperançosos diante tanta brutalidade, através da flor, em meio a tanto asfalto:
Uma flor nasceu na rua!
Passem de longe, bondes, ônibus, rio de aço do tráfego.
Uma flor ainda desbotada
Ilude a polícia, rompe o asfalto.
Façam completo silêncio, paralisem os negócios,
Garanto que uma flor nasceu.
Sua cor não se percebe.
(...)
É feia. Mas é realmente uma flor

No Brasil ocorria a ditadura de Getúlio Vargas, o Estado Novo, em que apresentava mais direitos básicos a população como o voto secreto, o voto feminino, o salário mínimo, entre outros. Mas com o surgimento do nazismo e do fascismo Getúlio cria o “Plano Cohen” que implantava a ditadura para melhor proteção contra estes regimes. O Brasil é intimado a entrar na guerra ou

Relacionados