BLA BL BAL
Segundo Louis Rosenfeld, Arquitetura da Informação é a arte e ciência de organizar e rotular Websites, Intranets, comunidades online e software para dar suporte à usabilidade e facilidade de obtenção de informações. Consiste no design de ambientes informacionais compartilhados e resistentes à entropia, que vem a ser o estado de desordem natural de qualquer sistema, na ausência de uma força organizadora. É a tarefa de criar, mapear e construir um website, tornando as informações claramente identificáveis e sua distribuição bem definida.
2) Qual é a definição de Arquitetura de Informação?
É o resultado do processamento, manipulação e organização de dados de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe.
3) Arquitetura de informação NÃO é:
Mapa do site (isso é apenas 1% da arquitetura de informação).
4) AI envolve:
A compreensão do problema e do público alvo. A revelação de um sistema de conhecimento . A relação entre diversos elementos (diferentes ou similares). Saber se esses elementos têm o mesmo nível de complexidade. Saber se a relação entre eles é unidirecional ou bidirecional. O entendimento prévio dos sistemas tecnológicos. Uma ponte entre as necessidades cognitivas do usuário e o engenheiro de software.
5) O que é Taxonomia ? Classificação de entidades de informação no formato de uma hierarquia, de acordo com relacionamentos que estabelecem com entidades do mundo real que representam. Classificar informação em uma hierarquia (árvore), utilizando o relacionamento pai-filho (generalização ou “tipo-de”).
6) Qual o papel do Arquiteto de informação?
É a pessoa que mapeia determinada informação e nos disponibiliza o mapa, de modo a que todos possamos criar nossos próprios caminhos em direção ao conhecimento. Tem a missão de organizar padrões dos dados e de transformar o que é complexo em algo