bjuug

403 palavras 2 páginas
Aula 2- Teoria Neoclássica da administração
Como vai a IBM?
Respostas
1) Como você definiria a estrutura organizacional da IBM?
Pelos relatos contidos no texto,a IBM se encontra em sérias crises financeiras e problemas administrativos. Além disso, a estrutura organizacional da IBM é mostrada como ineficiente quando citada no texto “em tese é uma unidade,mas na prática é um arranjo esquisito e descombinado ao qual falta objetivo comum”. O texto também aborda a tentativa da IBM de iniciar uma mudança organizacional profunda, como reação aos prejuízos que têm ocorrido na empresa.

2)Qual a sua opinião sobre as decisões do novo presidente?
Louis Gerstner agiu de forma correta,sua principal decisão foi a de reintegrar as divisões da corporação sendo a prioridade principal dada aos serviços e depois aos produtos. Além disso, Gerstner reconstruiu a cultura interna destruida pela crise e apostou no fênomeno da internet com a criação do conceito e-business utro problema: a IBM vende soluções de e-business, mas dentro de casa ela não está tão e assim. Dois exemplos: a empresa ainda não conta com um sistema SAP próprio, e o seu site é apenas bom. Mas não há nada extraordinário nele, nada inovador. As dificuldades da IBM refletem bem a dificuldade de transformar um negócio tradicional num e-business.
Não se pode dizer que a IBM seja um fracasso. Mas há um grande hiato entre a visão da empresa, a missão de Mitri e o que a IBM é hoje. "A empresa é muito diferente do que era cinco anos atrás, mas ainda temos muito o que fazer", afirma Mitri. Até porque os planos da matriz são ambiciosos. A expectativa é de que a indústria de tecnologia da informação cresça 10% ao ano, atingindo 1,6 trilhão de dólares em 2002. Do total, 600 bilhões de dólares deverão ser movimentados por e-business. A IBM quer abocanhar uma grande fatia desse mercado, apesar dos competidores. "A competição vai aparecer do nada, e vai aparecer como algumacoisa.com", escreveu Lou Gerstner nas primeiras

Relacionados