bizu
Entre tantos textos e reflexões, aos que questionam de que forma a filosofia pode contribuir, positivamente, para a elaboração e a possibilidade de um trabalho e uma vida melhor, quero fazer uma pequena análise.
Ainda que você não perceba a filosofia está, permanentemente, nos rodeando, em todos os momentos. Como seres pensantes, portanto racionais, refletimos sobre nossas posturas, atitudes, ações, vivendo em reflexão. Alguns a buscam superficialmente e outros mais profundamente.
Quem nunca questionou sobre de onde viemos? Para onde vamos? O que é liberdade, igualdade… Por que, de onde se originaram e são justos os direitos e deveres do cidadão? Em justiça, o que é culpa e inocência? Quais as melhores formas de governo e, diante do que vivemos, quais os melhores governantes? A corrupção é uma prática normal e aceitável, ou você a refuta com veemência e por quê? Que reflexos dela respingam em você? Na medicina vemos uma rápida evolução de resultados, pesquisas, tecnologias. A corrida pelo mapeamento genético é benéfica?
E o que é ética? Para que fim nos serve? Encontrar soluções para a extensão e melhoria da vida interferem em uma questão metafísica? Quando o homem ultrapassa o seu papel e busca “ser deus”? E o que é Deus, ele existe? Se existe, de que forma?
A filosofia não tem limite, nós temos.
2 DESENVOLVIMENTO
Responder perguntas, das superficiais às mais complexas, promover o nosso bom entendimento das principais práticas, conceitos e explicações, com base em experimentações, sensações, percepções, emoções e razões, é o papel fundamental do pensar, sendo, inclusive, o próprio pensar, amplo material de profunda análise. Quando questionamos, “Será que há razão em tal argumento?”, queremos, com essa pergunta, encontrar a verdade de tal afirmação. A palavra “razão”, que vem de racional, nos mostra que buscamos as verdades segundo nossa consciência.
Trazendo a filosofia para a prática do dia a dia das empresas, entre tantos questionamentos,