Biossegurança
O presente relatório ressalta a importância do conhecimento de segurança em laboratório como uma das formas de proteger e amparar o estudante, quando este faz uso de um laboratório de química. Para obter um bom desempenho em um laboratório não basta possuir conhecimento de procedimentos de segurança, é necessário também ter noções das funções de vidrarias e equipamentos, e de que maneira estes devem ser manuseados.
2. INTRODUÇÃO
Laboratórios são lugares de trabalho que necessariamente não são perigosos, desde que certas precauções sejam tomadas. Para evitar o risco de certos acidentes, é necessário também que o estudante tenha conhecimento de normas de segurança em laboratório, adotando sempre uma atitude atenciosa, cuidadosa e metódica no que faz. Para que haja um melhor aproveitamento das atividades experimentais, o aluno deve também aprender a função e o manuseio de equipamentos presentes em um laboratório.
3. OBJETIVO
• Conhecer as normas de segurança existentes em um laboratório;
• Aprender a função e o manuseio de equipamentos presentes em um laboratório.
• Manuseio de produtos químicos.
• Manuseio de vidrarias.
4. DESENVOLVIMENTO
Biossegurança
É um conjunto de procedimentos, ações, técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos capazes de eliminar ou amenizar riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou da qualidade dos trabalhos desenvolvidos.
Riscos de acidentes
Riscos de Acidentes são todos os fatores que colocam em perigo o trabalhador ou afetam sua integridade física ou moral. São considerados como riscos geradores de acidentes: arranjo físico deficiente, máquinas e equipamentos sem proteção; ferramentas inadequadas ou defeituosas; eletricidade; incêndio ou explosão; animais peçonhentos;