Biossegurança
Porém, laboratórios são locais complexos e dinâmicos, e por isso, o risco de acidentes causados por falha humana ou pela falha técnica de materiais e equipamentos não deve ser descartado.
Esse fato demanda a necessidade de normas de segurança destinadas à análise e desenvolvimento de estratégias capaz de minimizar e/ou até mesmo eliminar tais riscos. A Biossegurança é o conjunto de ações voltadas para prevenção, minimização e eliminação dos riscos presentes nas atividades de pesquisa, produção e ensino que podem comprometer a saúde do homem e/ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.
Existem quatro níveis de biossegurança: NB-1, NB-2, NB-3 e NB-4, crescentes no maior grau de contenção e complexidade do nível de proteção, que consistem de combinações de práticas e técnicas de laboratório e barreiras primárias e secundárias de um laboratório.
O nível de Biossegurança 1 representa um nível básico de contenção que se baseia nas práticas padrões de microbiologia, sem a necessidade de equipamentos de segurança e instalações de barreiras sem uma indicação de barreiras primárias ou secundárias, com exceção de uma pia para a higienização das mãos. As práticas, o equipamento de segurança e o projeto das instalações são apropriados para o treinamento educacional secundário ou para o treinamento de técnicos e de professores de técnicas laboratoriais.
NB-2 - Nível de Biossegurança 2:
As práticas, os equipamentos, o projeto e a construção são aplicáveis aos laboratórios clínicos, de diagnóstico, laboratórios-escolas e outros laboratórios onde o trabalho é realizado