Biossegurança
Fatores como contaminação com sangue e fluidos corpóreos transmitindo assim vírus como HIV e Hepatite B e C(o que é classificado como risco biológico), risco de acidentes com material perfuro cortante, risco de contaminação por vias aéreas, caso o paciente possua alguma patologia infecto contagiosa, risco de desenvolver doenças do sistema osteo muscular( esforço físico, entendido como risco ergonômico) em decorrência do manuseio constante de pacientes dependentes o que pode acarretar também em acidentes levando à lesão corporal do profissional.
Cabe salientar que existe também o risco durante o deslocamento (que é entendido como trajeto) do profissional até a residência dos pacientes. O profissional pode sofrer um acidente, um atropelamento,um assalto, uma entorse de tornozelo por exemplo. O trajeto deve ser realizado de forma segura, evitando pôr em risco à saúde dos profissionais e também a saúde dos pacientes.
O que é possível fazer para prevenir os riscos?
Utilizar sempre luvas estéreis, realizar assepsia das mãos após a o procedimento, usar sempre sapatos fechados para evitar contato com sangue e/outros fluidos que podem ser vias de contaminação,usar jalecos, utilizar máscaras impedindo contaminação por vias aéreas e também através de mucosas. Descartar em local apropriado e de forma imediata materiais perfuro cortantes após o uso . Vale ressaltar que o uso de luvas não substitui a assepsia.
Sempre que possível disponibilizar mais de um profissional para realização dos atendimentos objetivando uma menor sobrecarga dos profissionais. O fornecimento de transporte por parte da Home Care seria de grande valia tendo em vista ser uma forma mais segura , diminuindo também a possibilidade de atrasos no atendimento.
Você acha que a profissional em questão pode transmitir riscos ao ambiente ou à população? Justifique sua resposta.
Sim, tanto ao ambiente quanto à