biossegurança
Manuseio e descarte de materiais contaminados: Material Biológico.
Professor: Josemar Rodrigues
Alunos:
Adriano Jorge
Ailton Benício
Aryel Gomes
Eric Eduardo
Rio de Janeiro
2013
Introdução: O laboratório de análises clínicas e pesquisas são setores que realizam atividades com diversos tipos de amostras, sendo comum a manipulação de material biológico tanto para análise quanto para pesquisa. Este material utilizado deve receber tratamento específico durante sua manipulação e também em seu descarte.
A Biossegurança no laboratório de análises clínicas e pesquisas engloba medidas a serem adotadas desde a recepção de pacientes ou de amostras até a emissão do laudo final, com o objetivo de reduzir ou eliminar os riscos tanto para os técnicos quanto para a comunidade e o meio ambiente. Essas medidas incluem entre outros: o uso de equipamentos de proteção individual(EPIs), a prática de cuidados pessoais de biossegurança, a utilização de equipamentos e procedimentos seguros de manipulação de material biológico e substância química, a utilização correta de equipamentos e proteção coletiva(EPCs), a utilização de processos seguros e descontaminação e o acondicionamento e envio para descarte final do lixo descontaminado e do lixo químico. Dentro dos laboratórios, cada uma dessas medidas deve estar descrita em detalhes num POP (Procedimento Operacional Padrão), estes são protocolos que descrevem detalhadamente cada atividade realizada no laboratório.
Terminologia de procedimentos e descontaminação: Limpeza é o processo pelo qual são removidos materiais estranhos de superfície e objetos. Normalmente é utilizado água e sabão ou detergente através de ação mecânica. Esterilização destrói toda vida bacteriana. Geralmente é obtida por processos físicos, como pela chama do Bico de Bunsen, pelos Raios Gama e pela Autoclavação. Desinfecção não produz necessariamente a esterilização, e sim reduz o risco e infecção e contaminação. A