Biossegurança: prevenção de acidentes nas operações portuárias sobre o ponto de vista de trabalhadores do porto de são sebastião – sp.
Izabelle Christina de Oliveira Gonçalves 2
Eliny Aparecida Vargas Machado Salazar 3
RESUMO: Visto que, a área portuária é uma das áreas em que o acidente do trabalho assume complexidade cada vez crescente; e devido às estatísticas mostrarem um grande número de acidentes, o presente trabalho vem ser desenvolvido com o intuito de elucidar o ponto de vista de trabalhadores das operações portuárias sobre as condições de segurança e prevenção de acidentes que são aplicadas no ofício diário. As informações foram obtidas através de questionário com perguntas fechadas aplicado a 20 trabalhadores. Através deste levantamento foi possível identificar quais os problemas ou falhas na segurança do trabalho portuário, contribuindo assim para reavaliar as técnicas de segurança e prevenção de acidentes. Foi escolhido o Porto de São Sebastião, devido este ser o principal gerador de empregos para a população caiçara e ser um forte movimentador da economia sebastianense. As conclusões aqui demonstradas servirão de instrumento para ações de educação/orientação aos trabalhadores do porto de São Sebastião com a intenção de aumentar as medidas de segurança no trabalho portuário.
PALAVRAS CHAVE: Biossegurança. Acidente de trabalho. Trabalhadores portuários.
____________________________
1 Trabalho de conclusão do curso de pós-graduação lato sensu à distância em Enfermagem do Trabalho pelo convênio UCDB, 2011.
2 Graduada em Enfermagem pela Universidade do Vale do Paraíba- São José dos Campos. SP. Servidor Público Municipal – São Sebastião. SP. Pós-graduando em Saúde da Família. E-mail: belchris1@hotmail.com
3 Professor, especialista. Orientador do Trabalho de Conclusão do Curso de pós-graduação lato sensu da UCDB. E-mail: elinyvms@hotmail.com
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como objetivo diagnosticar através de levantamento