biossegurança em laboratorios
A segurança nas atividades laboratoriais e a proteção do pessoal e do meio ambiente são essenciais na prática moderna do laboratório destinado às atividades farmacêuticas: de pesquisa ou ensino, de produção ou controle de medicamentos e alimentos, de diagnóstico laboratoriais e outras.
Atua na prevenção ou redução do risco para o trabalhador para não desenvolver doenças profissionais por exposição a diversos agentes, presentes no ambiente de laboratório, podem ser alcançadas com o uso de praticas seguras nas atividades laboratoriais e de outras medidas que visam preservar a saúde e o meio ambiente.
Este trabalho tem por objetivo mostrar os riscos laboratoriais e a biossegurança nos laboratórios.
METODOLOGIA
Este estudo foi realizado através de consultas em livros e sites de busca.
Tendo como palavras chave: Laboratório de análises, Toxicológico, Laboratório de pesquisa e Biossegurança.
LABORATORIO DE ANALISES CLINICAS
Os laboratórios clínicos apresentam uma série de situações, atividades e fatores potenciais de risco aos profissionais, os quais podem produzir alterações leves, moderadas ou graves. Podem causar acidentes de trabalho e/ou doenças profissionais nos indivíduos a eles expostos, pois os líquidos biológicos e os sólidos manuseados nos laboratórios de análises clínicas são quase sempre, fontes de contaminação. Devemos ter cuidados, para não haver contaminação cruzada dos materiais, não contaminar o pessoal do laboratório, e da equipe de limpeza, os equipamentos e o meio ambiente através de aerossóis. Esses cuidados mais o descarte dos materiais fazem parte das boas práticas em laboratório clínico, seguindo as regras de biossegurança.
PRINCIPIOS DA BIOSSEGURANÇA
Os profissionais de laboratórios clínicos, além de estarem expostos aos riscos ocupacionais: ergonômicos, físicos e químicos, trabalham com agentes infecciosos e com materiais potencialmente contaminados, que são os riscos biológicos. Esses profissionais devem ser