biosegurança
Módulo : TEXTO DE APOIO
ANÁLISE DE ACIDENTES DO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE DO
TRABALHADOR DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE1
Ildeberto Muniz de Almeida2
Maria Cecília Pereira Binder
1. Introdução: Acidentes do trabalho e sua análise.
Acidentes do trabalho constituem objeto de interesse de diferentes áreas do conhecimento, e cujo estudo requer o concurso de diversas especialidades, para que seus múltiplos aspectos (jurídicos, sociais, psicológicos, médicos, ergonômicos, de engenharia, dentre outros), possam ser melhor explorados e conhecidos.
Neste texto adota-se a definição de acidente do trabalho contida no “Protocolo de
Notificação de Acidentes do Trabalho Fatais, Graves e em Crianças e Adolescentes”
(Brasil, 2006): “é o evento ocorrido no exercício de [...] atividade laboral, independentemente da situação empregatícia e previdenciária do [...] acidentado, e que acarreta dano à saúde, potencial ou imediato, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que causa, direta ou indiretamente [...] a morte, ou a perda, ou a redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Inclui [...] o ocorrido em [...] situação em que o trabalhador esteja representando os interesses da empresa ou agindo em defesa de seu patrimônio; assim como [ o ] ocorrido no trajeto da residência para o trabalho ou vice-versa.”
Além disso, parte-se da concepção de que os acidentes do trabalho são fenômenos pluri ou multicausais que resultam de rede de fatores em interação.
Infelizmente, prevalecem em empresas “investigações tradicionais” que continuam partindo do pressuposto que o acidente é fenômeno simples, resultante do descumprimento de normas de segurança e, ou de prescrições sobre o “jeito certo de fazer”. Essa abordagem pressupõe também que tal descumprimento origina-se em características individuais ou pessoais dos trabalhadores. “Investigar” o acidente, portanto, significaria identificar “atos fora de padrão”, comumente chamados de “atos