biosegurança
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................4;5
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6
1 INTRODUÇÃO
Em visita a centro estético na cidade de Caxias do Sul, foram questionadas as profissionais na área de estética sobre a biossegurança utilizada ou não nos procedimentos e no local de trabalho.
Foram elaboradas cinco perguntas sobre procedimentos de segurança, utilização de EPIs, de plano de gerenciamento de resíduos, sobre as patologias relacionadas e também sobre o conhecimento da forma correta de esterilização de instrumentos de trabalho.
2 DESENVOLVIMENTO
Visitamos um centro estético na cidade de Caxias do Sul, RS, e questionamos as profissionais sobre os conhecimentos relacionados a biossegurança.
Em um dos questionamentos, verificamos a falta do aparelho de esterilização, a autoclave. A profissional nos relata que pelas dificuldades financeiras em adquirir o aparelho, optaram por cada cliente ter seu próprio kit de manicure e pedicura. E para materiais que são de uso coletivo, foi contratada uma empresa terceirizada que é responsável pela coleta,esterilização, e entrega dos utensílios. O maior problema encontrado na contratação da empresa é o tempo perdido entre a coleta e a entrega que leva cerca de uma semana para ser realizada, fazendo com que o centro estético necessite adquirir muitos kits de instrumentos que contenham alicates e empurradores de cutículas. Sobre o protocolo de esterilização, a profissional conhece algumas normas,mas como o procedimento não é feito no centro, não há a necessidade da realização deste protocolo. O único procedimento realizado no centro, é que a cada troca de