BIORREMEDIAÇÃO

399 palavras 2 páginas
BIORREMEDIAÇÃO
Diego Ribeiro
Suzy Tavares

BIORREMEDIAÇÃO

É um processo ou estratégia que busca destoxificar o solo ou outros ambientes contaminados fazendo uso de microorganismos
(fungos, bactérias, etc) e de enzimas. Baseia-se no processo de degradação microbiana e reações químicas combinadas com processos de engenharia, a fim de que os contaminantes sejam transformados, não oferecendo riscos ao ambiente e às populações que ali habitam.

ESTRATÉGIAS
BIORREMEDIAÇÃO
A bioestimulação e bioadição constituem-se como estratégias de biorremediação que utilizam microrganismos e cuja aplicação isolada ou combinada poderá conduzir a uma rápida e completa degradação de poluentes, de acordo com a quantidade e da toxicidade do contaminante.

BIOESTIMULAÇÃO

• O processo de bioestimulação consiste em introduzir nutrientes adicionais na forma de fertilizantes orgânicos e/ou inorgânicos na área contaminada, provocando o aumento da população de microrganismos. Com níveis adequados de nutrientes, há aumento de biomassa microbiana e, conseqüentemente, uma degradação mais rápida do contaminante.

BIOADIÇÃO

• Consiste na adição de microrganismos na área contaminada com capacidade para degradar o contaminante. Muito cuidado é necessário com o uso desta técnica devido aos riscos ambientais que a inserção de um microrganismo não nativo ao solo de uma determinada região pode causar.
Nem todos os contaminantes são facilmente degradados pela biorremediação.

MÉTODOS DE
UTILIZAÇÃO
A tecnologia de biorremediação pode ser empregada “in situ” ou “ex situ”. A biorremediação “in situ” consiste em tratar o material contaminado no próprio local, enquanto a “ex situ” envolve a remoção do material contaminado do seu local original.

ESPÉCIE UTILIZADA

CUSTOS

VANTAGENS X LIMITAÇÕES

Nos últimos 20 anos, a biorremediação teve um grande crescimento, passando de tecnologia praticamente desconhecida para uma

Relacionados