Bioquimica
Metabolismo de lipídios
O metabolismo de lipídios acontece preferencialmente no fígado. O fígado é o órgão chefe das vias metabólicas. As fontes para esse metabolismo é a dieta, além disso, não é só dieta gordurosa, mas também as células adiposas que armazenam os triglicerídeos ( os lipídios de reserva).
Os lipidiso é uma classe heterogênica e com baixa solubilidade em água.
Principais Funções dos lipídios
Eles funcionam como fonte de energia como triglicerídeos, são constituintes de membrana celular função estrutural no corpo.
Formação dos triglicerídeos
É formado por uma molécula de glicerol e 3 moléculas de ácidos graxos. Eles podem funcionar como hormônio: Os hormônios esteroides como as progesteronas ( mediador inflamatórios). Os lipídios funcionam como mensageiros intracelulares ex: O fosfatidilinositol é um mensageiro intracelular funciona como cofatores e coenzimas. Ex: as vitaminas lipossolúveis que são: A,B,D,E,K, as outras são hidrossolúveis.
DIGESTÃO DOS LIPIDISO
Quando se ingere um alimento rico em lipídios vai acontecer a processo de digestão dessa molécula. O lipídios são insolúveis e apolares. Dessa forma, é importante saber que os lipidiso para circular no sangue eles precisam pegar carona com as proteínas, ele não circula livremente. Para o lipídio tornar-se pequeno é preciso ser quebrado para que o organismo consiga ingerir esses lipídios através do intestino delgado. A maioria dos lipídios que ingerimos é triglicerídeos, e quando está dando elevado é porque a alimentação da pessoa está gorda.
Processo de digestão do lipídio
As gorduras vão ser ingeridas e vão passar pelo estomago e no intestino delgado.
Intestino delgado- os sais biliares ( são produzidos no fígado), funciona como detergente vão iniciar o processo de digestão dos lipídios formando a emulsificação, as lípases intestinais que estão no intestino delgado começa a agir assim vão degradar os triglicerídeos em monoacilglicerol em