bioquimica
Inci Name: cis – 5 - (hexahydro-2-oxo-1H-thieno [3,4-d] imidazol -4-yl) - valeric acid.
Descrição:
A biotina é uma vitamina hidrossolúvel do complexo B essencial para função normal das células, desempenhando um papel fundamental na manutenção da integridade da pele. Participa de numerorsas reações de carboxilação como cofator indispensável. Aspecto:
Pó cristalino, praticamente branco.
Características:
A Biotina é um nutriente essencial necessário para o crescimento das células e para a produção de ácidos graxos, anticorpos, enzimas digestivas e metabolismo da niacina (vitamina B3). Ela também faz o papel principal no metabolismo das proteínas e carboidratos e é essencial para utilização correta de outras vitaminas do complexo B.
Biotina é uma coenzima transportadora de CO2 de quatro enzimas envolvidas em reações de gliconeogênese, lipogênese, síntese de ácidos graxos, metabolismo do propionato e catabolismo da leucina. Ainda contribui para a saúde da pele e cabelo, e pode fazer o papel de prevenção à queda de cabelo. Existem sugestões que a Biotina também tem a capacidade de aliviar dores musculares, depressão e funciona como cura de dermatites.
Ações farmacológicas:
Não relatada toxicidade da biotina nos seres humanos, apesar da administração de grandes quantidades durante vários meses.
Necessidades humanas:
A ingestão adequada para adultos é de
30µg/dia. A dieta americana fornece
100-300µg da vitamina, parte da biotina sintetizada pela flora bacteriana também é disponível para absorção.
Fontes alimentares:
Fígado, o rim, o pâncreas, a levedura, gema de ovo, leite, peixes e nozes. A biotina é estável ao cozimento, porém apresenta menor estabilidade em álcalis.
Absorção, destino e excreção:
A biotina ingerida é rapidamente absorvida pelo trato gastrointestinal e aparece na urina predominantemente sob a forma de biotina intacta e em menores quantidades na forma dos metabólitos bis-norbiotina e sulfóxido de